O CONTEXTO DA VIDA
Em conversa com um amigo falávamos sobre a aplicação de frases de grandes pensadores à vida no momento em que às lemos. Naquele diálogo, ele dizia:
- Você não acha que frases de grandes pensadores podem não fazer sentido para a aplicação ao "contexto da vida" já que normalmente as pessoas, talvez, não leram o livro em que está contido a frase e por isso não sabem o contexto em que foi escrita a mesma, então não faria sentido incorporá-la em sua vivência?
Este questionamento me fez pensar sobre o quanto estamos assimilando tudo de maneira superficial, a quantidade de informação é tão grande que fica difícil focar num só assunto e aprofundar no mesmo. As profissões exigem cada vez mais conhecimentos amplos em várias áreas, falamos cada vez mais e ouvimos cada vez menos, estamos nos transformando em repetidores de ideias sem que haja uma crítica sobre se estas são mesmo válidas, dada a superficialidade com que buscamos o conhecimento.
Eu me enquadro nessa falta de aprofundamento em assuntos de que tenho interesse mas quero mudar esse quadro, buscando me informar mais e aumentando a quantidade de livros lidos que hoje não passa de "um" por ano.
E vou usar este blog para que cada vez que ler um livro eu irei escrever minhas impressões que entendi sobre o mesmo.
Vou começar esta jornada com o livro "O monge e o executivo" de James C. Hunter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário